Jacobitas - definitie. Wat is Jacobitas
Diclib.com
Woordenboek ChatGPT
Voer een woord of zin in in een taal naar keuze 👆
Taal:

Vertaling en analyse van woorden door kunstmatige intelligentie ChatGPT

Op deze pagina kunt u een gedetailleerde analyse krijgen van een woord of zin, geproduceerd met behulp van de beste kunstmatige intelligentietechnologie tot nu toe:

  • hoe het woord wordt gebruikt
  • gebruiksfrequentie
  • het wordt vaker gebruikt in mondelinge of schriftelijke toespraken
  • opties voor woordvertaling
  • Gebruiksvoorbeelden (meerdere zinnen met vertaling)
  • etymologie

Wat (wie) is Jacobitas - definitie

Jacobitista; Jacobita; Jacobitas; Causa jacobita

Jacobitas         
m. pl.
Seita religiosa do Oriente, que teve por chefe, no século VI, o bispo de Edessa, Jacob.
(De Jacob, n. p.)
jacobita         
adj (Jacob, np+ita2)
1 Relativo ou pertencente aos partidários dos Stuarts, após a abdicação de Jaime II do trono da Inglaterra em 1688.
2 Relativo ou pertencente a uma seita religiosa organizada no século VI por Jacó Baradeo, bispo de Edessa
s m+f
1 Partidário dos Stuarts após 1688.
2 Membro da seita jacobita.
jacobitismo         
sm (jacobita+ismo)
1 Credo político dos jacobitas da Inglaterra.
2 Doutrina religiosa da seita jacobita.

Wikipedia

Jacobitismo
Nota: Este artigo não é sobre a Igreja Ortodoxa Jacobita ou sobre o jacobinismo

O jacobitismo foi um movimento político dos séculos XVII e XVIII na Grã-Bretanha e Irlanda que tinha por objectivo a restauração do reinado da Casa de Stuart na Inglaterra e Escócia (e depois de 1707, ano em que o Reino da Escócia e o Reino da Inglaterra num Tratado de União se uniram criando a Grã-Bretanha). Ou seja, marcou um momento de transição entre os governos absolutistas ou tradicionalistas dos Stuarts para os governos parlamentares ou liberais da Casa de Hanôver.

Este tem igualmente um pendor católico e antiprotestante dos primeiros, daqueles que queriam a abertura para a prática da sua religião.

A sua designação advém de Jaime II da Inglaterra (e Jaime VII da Escócia) de quem eram adeptos, cujo nome em latim era Iacobus Rex, numa altura em que era a única língua usada pelos sacerdotes durante as celebrações e aquela que do uso corrente da diplomacia. Este movimento acabaria por ser derrotado, sobretudo em dois grandes momentos e batalhas em 1715 e 1748 respectivamente.

O jacobitismo foi a resposta à deposição do referido rei James em 1688, ano da Revolução Gloriosa, em que ele foi substituído pela sua filha protestante Maria II de Inglaterra juntamente com o seu marido Guilherme de Orange, por parte das forças que o apoiavam. Os Stuarts passaram a viver no continente europeu depois disso, tentando ocasionalmente recuperar o trono britânico com a ajuda da França e Espanha (e das forças católicas existentes em certas zonas como a Irlanda e as Highlands escocesas).

Os realistas (royalists) apoiavam o jacobitismo porque eles acreditavam que o parlamento não tinha autoridade para interferir com a sucessão real e muitos católicos viam-no como o alívio da opressão protestante. Muitas pessoas envolveram-se nas campanhas militares por vários motivos também. Na Escócia, a causa jacobita tornou-se envolvida na agonia do sistema dos clãs guerreiros das Highlands, e tornou-se uma memória revivalista romântica.

O emblema dos jacobitas é a Rosa branca de Iorque (White Rose of York). o Dia da Rosa Branca é celebrado a 10 de junho, o aniversário de Jaime Francisco Eduardo Stuart, conhecido como The old pretender que caso tivesse tido êxito teria sido o rei Jaime III de Inglaterra (VIII da Escócia), nascido em 1688.